[02/04/2007] As Palmeiras no Paisagismo Atual - Butzke Móveis

Butzke

As Palmeiras no Paisagismo Atual

Segunda-feira, 2 de abril de 2007 - 7h00min

Haromonia Verde
Ampliar imagem
Palmeiras no paisagismo de estabelecimentos comerciais

Tops do atual paisagismo internacional, as palmeiras representam a grandeza, os trópicos, a beleza ornamental e conferem personalidade aos ambientes. Usadas para destacar entradas, marcar caminhos, formar maciços, sempre valorizando o imóvel, são vistas em Las Vegas, Dubai, Barcelona e também em Jurerê Internacional.

Harmonia Verde
Ampliar imagem
Palmeiras plantadas em vasos, ideal para terraços e pequenos espaços

Os preços variam muito, dependendo da espécie, da altura, da espessura do tronco, do tempo de crescimento, se são curadas ou não... Uma palmeira Phoenix canariensis pode valer mais de 50 mil reais.

Harmonia Verde
Ampliar imagem
Canteiro com palmeiras

Ao comprar uma palmeira, deve-se levar em conta: a adaptação ao ambiente, a orientação solar e dos ventos, o espaço para desenvolvimento das raízes, a existência de fios elétricos e encanamentos nas proximidades e, principalmente, o efeito que a planta deve proporcionar. As palmeiras possuem distintas características que podem causar belos efeitos: oSyagrus romanzoffiana possui folhas leves que se movimentam ao vento; o Butia eriosphata produz frutos que atraem pássaros da região, mas também pode criar incômodos se plantada em áreas de estacionamento; o Trachycarpus fortunei permite que trepadeiras subam em seu tronco, o que lhe dá um tom de verde especial.

Cada espécie tem suas peculiaridades que devem ser observadas atentamente na hora da implantação. Palmeiras de menor porte, como a Phoenix robeline, possuem algumas raízes aéreas que não podem ser enterradas; a Washintonia filifera adulta, pelo seu peso, necessita de guindaste para sua implantação e estacas até que a firmem no solo. Recomendamos sempre o acompanhamento de um profissional para o desenvolvimento desses serviços.

Bárbara Godeny e Louise Riedtmann 
Arquitetas Paisagistas
http://www.harmoniaverde.com.br/